Inspirada pelo filme fiz esta receita de ratatouille super fácil e deliciosa. Estes legumes assados com molho de tomate e pimentão vai te surpreender.
Esta é uma daquelas receitas que são inspiradoras, não só por ter um filme da Disney com o nome dela, nem pela receita de ratatouille ser feito ápice do filme, mas pela história que a envolve.
Acredito que todo mundo já teve aquela experiência que o crítico gastronômico com cara de vilão, Anton Ego, tem ao dar a primeira garfada no ratatouille – uma lembrança nostálgica, cheia de sentimentos e que emociona. Uma lembrança que vem tão intensa que aquele prato que é tão simples transforma o cruel, frio e egocêntrico vilão num personagem feliz e carismático.
O Ratatouille é um tipo de ensopado de legumes, tradicionalmente feito por famílias camponesas e pobres da região de Provença na França. O que muitos não sabem é que o prato que foi feito no filme não é a tradicional receita de ratatouille, mas sim uma releitura chamada Confit byaldi.
A receita tradicional de ratatouille é feita com os legumes cortados em cubos grandes, estes legumes são refogados separadamente e depois são combinados, temperados e cozidos (ou assados) juntos com algum tipo de vinho. Esta é somente uma das variações, é claro. Existem inúmeras.
Já o Confit byaldi é uma versão mais leve do ratatouille criada pelo chef Michel Guérard. Aqui os legumes são cortados em fatias finas, com o molho de tomates e pimentão por baixo dos legumes e assados juntos.
Bom, mas o que realmente importa pra nós é que este é um prato delicioso, fácil de fazer e que introduz os legumes de forma maravilhosa na nossa alimentação. O que não poderia faltar aqui são as dicas para que a sua receita de ratatouille, fique incrível e com cara de prato de restaurante francês.
Primeiro tenha um mandoline, aquele fatiador de vegetais que vai te ajudar a ter fatias finas e uniformes dos vegetais. Se você não tiver um, use uma faca bem afiada e vá com calma. Para o tomate e a berinjela o melhor são as facas de serra, assim você consegue fatiar a pele sem problemas.
E a segunda dica é paciência. Depois de fatiar os vegetais você fará montinhos intercalando as fatias de legumes, alternando entre berinjela, tomate, abobrinha e cebola. Não precisa ser exatamente uma fatia de cada, as vezes você tem mais abobrinha que cebola, e tudo bem, é só pular algumas fatias sem cebola. Este passo vai facilitar a montagem dos vegetais na assadeira.
A terceira e última dica é – escolha os legumes pelo seu tamanho. Para que o prato fique bem harmônico, o melhor que todos os legumes tenham o mesmo diâmetro. Então compre todos ao mesmo tempo e preste atenção neste detalhe. Se for melhor, compra a berinjela japonesa, que é um pouco mais fina que a normal e o tomate italiano ou rasteiro que também são mais alongados.
Espero que vocês gostem desta receita e lembre-se do lema do chef Auguste Gusteau: “Qualquer um pode cozinhar”.
Espero que vocês gostem desta receita e lembre-se do lema do chef Auguste Gusteau: “Qualquer um pode cozinhar”.
Aqueça o azeite em uma panela funda. Coloque a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue a cebola até dourar. Junte os dentes de alho e refogue por alguns segundos.
Bata o molho com um mixer para que fique um molho liso. Se gostar pode deixar pedaçudo também que não tem problema. Acrescente o creme de leite e misture bem.